Espanha
Província A Coruña
Informações
Superfície:
7.876 Km²
População: 1.083.415
Descrição Geográfica
A província está situada entre os paralelos 42º 30' e 43º 47' de latitude N. e os meridianos 7º 52' e 9º 20' de comprimento O. Ao norte limita com o mar
Cantábrico, ao leste com a província de Lugo, pelo sul com a de Pontevedra e ao oeste com o oceano Atlântico. A sua população, aproximadamente de perto de 1.083,415 habitantes, distribui-se numa superfície de 7.876 quilómetros quadrados, constituída por materiais antigos onde abunda o granito.
O relevo caracteriza-se pela magnífica diversidade paisagística: a multidão de vales e a acidentada costa, cheia de multidão de cabos, ilhas e pequenas ilhotas, que ao mesmo tempo formam parte das singulares e formosas rias, formam um conjunto de incomparável beleza. A fertilidade do terreno, devido à riqueza do solo e a abundante água que vem das chuvas, das represas e dos numerosos rios e regatos, faz possível o cultivo duma grande variedade de produtos. De entre todas as zonas que formam a província podem-se, de maneira generalizada, fazer as seguintes divisões: ao norte as Mariñas, país de hortas, frondosos bosques, ricas plantações de árvores de frutos e verdes prados que alimentam um importante número de cabeças de gado. Ao oeste encontra-se a bacia de Anllóns e a zona de costa situada entre Caión e a ria de Laxe, onde destacam os cultivos de cereais e os bosques de pinheirais; também, ao oeste, mas ao descer em direcção à ria de Corcubión, está o chamado País de Xallas, formado pelo vale do rio Xallas, totalmente cultivado e com abundantes árvores. Nas zonas mais do sul, encontra-se a Bacia do Tambre e a zona do Ulla. Finalmente, a zona mais interior, que também é a mais oriental, partilha as condições geográficas da meseta de Lugo.
Em geral, as produções agrícolas mais importantes são: o milho, o centeio, as batatas, os feijões, as cebolas, os nabos e as cenouras. No referente às árvores de frutas sobressaem as cerejeiras, as aveleiras, as figueiras, as amendoeiras e os vinhedos. Os férteis prados facilitam a manutenção duma importante ganadaria, as espécies mais importantes são o gado vacum e o porcino. A pesca é outro recurso de maior importância para um sector destacado da população assim como a base duma emergente indústria.
Outras indústrias de importância que também encontram-se relacionadas com o mar e com o campo são: as de conservas, as de construção de buques e aparelhos, os estaleiros (onde se distinguem os de Ferrol) e as relacionadas com a salgadura de carnes.
Climatologia: em geral o clima e moderado, com uma temperatura média anual de uns 10º. Os invernos são suaves e os verãos de pouca calor. O ambiente é húmido, com precipitações frequentes que, em Santiago de Compostela, chegam a ter um índice anual de 1.655 milímetros.