Espanha   

Município de Larouco

História

Os vestígios que se encontraram neste município são prova da antiguidade dos assentamentos castrejos. Assim, ficam restos de jazidos pré-romanos. Há autores que defendem que o topónimo que lhe dá nome ao município tem origem pré-romana (‘Laravcos’ ou ‘Laravcus’ divindade pré-romana paralela à Júpiter que se honrava segundo os vestígios que se encontraram). A cultura romana também deixou pegada já que existem vestígios romanos tão evidentes como o são os restos da Via Nova, também conhecida com o nome de Via XVIII do Itinerário Antonino, e a ponte romana sobre o rio Bibei do século II. Na toponímia também há testemunhos da estadia desta cultura. O reino visigodo teve certa importância nestas terras já que Larouco foi um lugar onde se cunhou moeda de Witterico, na que se pode ler ‘Laruclo’.

A história deste município também vai relacionada com a história da comarca de Valdeorras. Foram terras que tiveram distintas estirpes como a dos Condes de Lemos, do Marquesado de Vila franca ou dos Condes de Ribadavia. Na ponte romana de Bibei aconteceu uma luta contra as tropas francesas na Guerra da Independência.

Também se produziram acontecimentos relacionados com as tropas ‘carlistas’ (partidários de D.Carlos Maria Isidro de Borbón), sendo o mais conhecido o assédio ao Castro ( O Barco) defendido desde o Castelo pelas forças de ordem nacional.

       Voltar