Portugal    

Subdivisão político-administrativa

Oficialmente denominado República Portuguesa, o país constitui um Estado unitário, com forma de Governo parlamentarista, sendo que o Presidente possui algumas reservas de competência. O poder executivo é exercido pelo Presidente, eleito para um mandato de cinco anos. O Presidente tem prerrogativa para indicar o Primeiro-Ministro, cujo programa de Governo deve ser aprovado pela Assembléia da República.

Portugal é uma República unitária, constituída por dezoito distritos e duas regiões autônomas. Os distritos do território continental são: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. As regiões autônomas compreendem o Arquipélago de Açores e a Ilha da Madeira, que têm localização estratégica, perto do Estreito de Gibraltar. Cada uma dessas regiões é governada por um Presidente do Governo Regional, eleito pela população local.

Cabe ressaltar que se encontra em discussão a reorganização administrativa do país, com a criação de um número reduzido de regiões, com poderes acrescidos em relação à atual divisão.

Voltar